quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Personalidades do Poker - 20º Card

Johnny "Grand Old Man" Moss

Johnny "Grand Old Man" Moss nasceu em Marshall, no Texas a 14 de maio de 1907.
Em Dallas, ele aprendeu a jogar ainda menino. Quando ele tinha dez anos, alguns trambiqueiros lhe ensinaram como fazer trapaças no Poker, mas ele optou por não utilizar tais habilidades, em vez disso, ele usou o seu conhecimento para conseguir um emprego em um bar local, onde era responsável por detectar trapaceiros.
Foi durante este tempo, que ele viu e aprendeu a estratégia do jogo, que mais tarde usou para lançar a sua carreira: "Depois que eu aprendi uma coisa ou duas, tornei-me num jogador de estrada, jogando em qualquer sitio onde pudesse encontrar um bom jogo. México, Tahoe, onde quer que eu pudesse jogar, mas eu não tive que roubar, fiz todo o meu dinheiro jogando limpo, mas tenho a certeza que vi muita “trapaça” naqueles dias ", disse Moss.
"Uma noite eu estava jogando numa cidade pequena – não me lembro onde, talvez em Oklahoma – e vi que na sala haviam jogadores com aliados espionando as minhas cartas através de um buraco no teto.
Puxei então a minha arma. Sempre transportava uma arma comigo naqueles tempos, e disse: Agora, rapazes, vou disparar uma bala no teto se o homem que está lá em cima não descer expontaneamente.
Eles pensaram que eu estava fazendo um “bluff” e acabei acertando no rapaz, no seu traseiro"




Em 1949, Moss jogou contra Nick "The Greek" Dandoles em um jogo de poker de cinco meses de duração.
Esta talvez seja uma das mais incríveis histórias dos tempos áureos do Poker, que vou tentar resumir.
Nick “The Greek” Dandalos, que já tinha ganho mais de 60 milhões, jogando cartas, e perdido tudo nas corridas de cavalos, chegou em Las Vegas em busca de ação.
E ninguém melhor na cidade para providenciá-la do que Benny Binion, o dono do cassino Binion’s Horseshoe. The Greek propôs que Benny armasse uma maratona de "Poker high stakes" entre ele e qualquer outro jogador da região.
O nome escolhido por Binion foi o do texano Johnny Moss, o mais talentoso jogador que ele conhecia.
Conta a lenda que, quando o convite chegou a Moss, ele estava jogando Poker em Odessa havia 72 horas diretas sem dormir. Mesmo assim, pegou o primeiro avião para Vegas e foi direto do aeroporto para o Horseshoe, onde Benny Binion armara uma mesa na frente do cassino para chamar a atenção dos turistas.
Assim começaria uma das partidas mais famosas de história do Poker, que é considerada o embrião da World Series of Poker (WSOP) moderna.
Nick Dandalos, natural de Creta, tinha 65 anos. Era formado em filosofia e gostava de recitar poesia. Já Moss tinha 23 anos a menos e, na escola, não chegara ao colegial.
Apesar de ser teoricamente um heads up, o jogo era aberto para quem quisesse entrar.
Mas o buy-in mínimo era de US$ 10 mil (cerca de US$ 85 mil hoje, se calculada a inflação) e todos os parceiros que se arriscaram não duraram mais do que dois ou três dias.
Nick abriu uma boa vantagem sobre Moss no começo.
Em uma famosa mão de 5 Card Stud (ou “Sticky Poker” no Brasil), Moss tinha as cartas  6-9-2-3 abertas e um nove fechado. As abertas de Nick eram 8-6-4-J. Com mais de US$ 100 mil no pote, Nick apostou US$ 50 mil e Moss voltou de all in. Nick colocou seus últimos US$ 140 mil na mesa e disse: “Acho que tenho que pagar, porque acredito que minha carta fechada seja um valete.” Ao que Moss respondeu: “Se você tem mesmo um valete, vai ganhar um belo pote.” Para a decepção de Moss, Nick realmente tinha o valete e puxou US$ 500 mil. Um detalhe é que o grego só fez seu par milagroso na última carta, depois de pagar duas apostas altas de Johnny Moss.
Durante os 5 meses seguintes, que o duelo durou, Moss e Nick praticamente só deixaram a mesa para dormir.
Isso em intervalos de quatro ou cinco dias. E muitas vezes The Greek ia direto do Poker para os craps (dados) enquanto o seu adversário descansava.
Numa ocasião, Johnny voltava de um cochilo quando encontrou Nick. “O que você vai fazer, Johnny, desperdiçar a sua vida dormindo?”, disse Nick.
Em meados de maio, depois de uma maratona incrível, Nick estava entre dois e três milhões no negativo.
Ajustada a inflação, seria uma cifra na casa dos US$ 20 milhões. Ele então disse ao seu adversário uma frase que se tornaria célebre em Vegas: “Senhor Moss, tenho que deixar você ir.” O duelo talvez mais incrível da história do Poker terminaria ali.

Era assim o poker antes da existência das World Series of Poker, evento que teve a sua primeira edição em 1970, e onde o vencedor foi encontrado por Votos dos outros jogadores.
Moss era já tido como o melhor jogador e foi votado em consonância. No ano seguinte, e já num torneio, Moss provou ser de fato o melhor jogador, vencendo o Evento Principal "$5.000 No Limit Hold'em World Championship", no ano seguinte veio o seu segundo título de campeão com premiação de US$ 30.000.
Pouco depois Moss tornou-se campeão pela terceira vez, um recorde compartilhado apenas por Stu Ungar, ao vencer o "WSOP 1974 $10.000 No Limit Hold'em World Championship" com premiação de $160.000.

Moss tem um total de nove Pulseiras do W.S.O.P: alem dos três braceletes do Campeonato do Mundo, em 1971 ele conquistou tambem o "Limit Ace to Five Draw" ($10.000), 1975 "1.000 dólares Seven Card Stud" ($44.000), 1976 "$500 Seven Card Stud" ($13.000), 1979 "$5.000 Seven Card Stud" ($48.000), 1981 "$1,000 Seven Card Stud Lo" ($33.500), e 1988 "Ace $1.500 para cinco Draw" ($116.400 dólares).

Moss, que jogou em todos os W.S.O.P. compreendidos entre 1970 e 1995, foi indicado para o Poker Hall of Fame.
Ele foi apelidado de "Grand Old Man" por causa da sua longevidade a jogar e de jogar de forma superior o poker, a mão inicial Ace-Ten (Ás- Dez) tem sido denominada de "o Johnny Moss."

Em seu livro "Super System 1978", Doyle Brunson escreveu sobre Moss: "Eu sempre fui um apóstolo de Jonh de No-Limit.
Costumava observar-lo e vê-lo em cada jogo de poker… A verdade é que John era geralmente o grande vencedor nos jogos… Comigo em segundo lugar.
Conforme os anos passaram, a margem entre nós tem sido cada vez mais estreita porque eu de vê-lo, acabei conhecendo-o, como qualquer jovem aprendiz pode assistir e aprender com o mestre no seu campo de batalha…
Eu tenho muito mais respeito por Johnny do que por um monte de jogadores mais jovens.
No seu auge, ele foi o melhor jogador no limite que eu já vi, e um monte de gente não acredita nesse fato porque eles são jovens demais para ter visto o Johnny jogar no seu melhor."

Em 1927, Moss se casou com Virgie. Eles viveram juntos por toda a sua vida.
Logo em seguida nasceu sua unica filha, Eleoweese.
Até a sua morte, Moss sempre residiu em Odessa, Las Vegas.
Johnny Moss, faleceu em 16 dezembro de 1995 aos 89 anos.
Ele tem mais de 1.000.000 dólares em prêmios na carreira e ganhou o status para sempre de "lenda" no mundo do Poker.



Clique no Card para ver em Tamanho Natural



Nenhum comentário:

Postar um comentário